quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Granja

Hoje vou falar vos de uma aldeia tipicamente alentejana, mas que curiosamente não tem uma população muito envelhecida... fica ali para o lados de mourão, perto de Monsaraz com um pezinho quase em Espanha.


Mas o que me leva a visitar a Granja, como descobri a Granja... Bem, é a terra do meu sogro, como tal fui "obrigado" a conhecer. Mas ao visitar a Granja o que se pode fazer por lá? Bem se não for na altura da festa anual não terá muito que fazer :(... Mas tem sempre excelentes paisagens à volta para apreciar.

A entrada na zona dos grandes lagos alentejanos é excelente, quem disse que o Alentejo não tem água, este Alentejo tem água até perder de vista. Devido, claramente à barragem do Alqueva. E que obra, para quem gosta de energia e de arquitectura é obrigatório visitar, simplesmente espectacular.


Para além de visitar o Alqueva, aconselho também uma visita ao castelo de Monsaraz e onde poderá ver a magnifica vista e apreciar a água a romper as planícies... uma visão deliciosa.


Nesta visita os almoços e jantares foram em casa, mas podem sempre dar um saltinho a Mourão e comer no restaurante Adega Velha, dificilmente se arrependerão.

Como não podia deixar de ser faço a minha recomendação vinícola, paragem obrigatória a Cooperativa Agrícola da Granja onde podem comprar um bom vinho alentejano da Amareleja/Granja, vinhos bons para todas as bolsas. E claro, não esquecer um garrafão de azeite, azeite puro, azeite de azeitonas que não provêem de olival intensivo.


Por fim, aqui fica o website da freguesia, http://www.agranja.com.pt/, quando forem ao Alentejo, façam um desvio e atravessem os grandes lagos e dêem um saltinho à cooperativa.